Guia de Noivos

Aliança

O ritual da troca de alianças sela um vínculo de compromisso. Seu formato em círculo, segundo egípcios, era para definir um amor infinito e é colocado no dedo anular da mão esquerda porque acreditava-se que havia uma veia ligada direta ao coração.

Padrinhos ou Guarda-costas?

A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta à antiguidade, quando se escolhia um amigo, na maioria das vezes um guerreiro tribal, para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local e colocar em risco a cerimônia.

Posição da noiva e noivo

Durante a celebração do casamento, a noiva se posiciona no lado esquerdo do noivo. É uma tradição que remonta à Idade Média: se algum homem tentasse "roubar" a futura esposa do noivo, este a defenderia com a espada usando o braço direito para o combate. Segundo a superstição, quando a noiva fica no lado esquerdo, também significaria afastar o risco da infidelidade.

Buquê

O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. No seu casamento, confeccione dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar.

Lua de Mel

Tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.

Chuva de arroz aos noivos

Na China Antiga, a mais de 2000 anos antes de Cristo, o arroz já era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.

Véu de noiva

O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia e que foi criado para proteger a noiva de mau olhado e também dos seus possíveis admiradores.

Amêndoas

Diz a tradição que familiares e convidados devem comer cinco amêndoas como forma de trazer boa sorte aos noivos. Cada uma das amêndoas trará: felicidade, saúde, fertilidade, riqueza e vida longa.

Peça Azul

Diz a tradição, que se a noiva usar em seu corpo uma peça qualquer na cor azul, a inveja de algumas solteiras será cortada. O azul representa pureza e fidelidade. Dizem também que para reforçar essa proteção, a noiva deverá usar uma COISA VELHA, uma COISA NOVA, para trazer sorte e uma COISA EMPRESTADA, de uma mulher feliz em seu casamento.